Páginas

Powered By Blogger

terça-feira, 12 de março de 2013

O que é, o que é?

Olhem o prato abaixo e digam o que é....

 
 
 
 
 
Seria...músculo de panela? acém? paleta?
 
Nãoooooooo !
 
Alguém aí disse soja? pois é uma linda e nutritiva carne de soja....fala sério, está ou não está apetitosa? vamos ver como faz:
 
Primeiramente gostaria de dizer que existem dois tipos de "carne de soja": uma miúda, quebradinha, e a outra mais graúda, ambas crocantes. Essa que vocês estão vendo é da mais graúda.
 
Primeiro passo: hidratar a soja.
 
Uma dica muito importante que deixo - e considero o diferencial no modo de preparo - é hidratar a soja com molho shoyo.
 
Isso mesmo! Adicione numa panela um punhado de soja, água, e um pouco de molho shoyo.
 
Deixe no fogo por aproximadamente 5 minutos, até a água começar a ferver.
 
Depois tire do fogo e escorra numa peneira, lavando, em seguida, em água corrente até esfriar. Não precisa lavar muito , senão tira o gostinho do molho shoyo.
 
Você perceberá que a soja ficou hidratada porque fica diferente de como estava antes, crocante. Nesse momento a soja estará cheia de água. Ela tem um poder enorme de absorção de líquidos. Você terá que tirar esse excesso de líquido da soja - e aí é que está o outro segredo. Se não tirar esse excesso de líquido, a soja não vai absorver os temperos e consequentemente não ficará saborosa.
 
O excesso de líquido pode ser retirado com a mão mesmo, espremendo os punhados e separando-os em outro recipiente. Reserve-o.
 
Em outra panela coloque um pouco de óleo e refogue cebola e alho batidinhos. Depois acrescente tomate, coentro, cheiro verde, e qualquer tempero da sua escolha, acrescentando em seguida extrato de tomante e um pouco de água, fazendo um delicioso molho de tomate que você já sabe fazer, bem grossinho, encorpado. Cuidado com o sal! Não acrescente ele agora não, para não ficar salgado demais, pois ainda virá os tabletes de caldo de carne.
 
Quando o molho estiver pronto, acrescente um ou dois tabletes de caldo de carne (knorr, magi, sazon ou qualquer outro de sabor carne da sua preferência), acrescentando em seguida a soja hidratada - e espremida - que estava reservada.
 
Aí vc cozinha normal. Se precisar, acrescente um pouco de água. Tem que ter um molhinho. Se achar que deve, acrescente um pouco de sal, mas cuidado, porque quando a soja esfria, tende a "apurar" mais os condimentos, podendo ficar salgada.
 
Pronto! Está aí o seu prato de soja, nutritivo, gostoso e de baixo custo.
 
Considerações finais: o segredo da soja está na forma de hidratar (com molho shoyo) e no retirar o excesso de líquidos (espremendo com as mãos). O resto, é tudo da forma que você já sabe. Então use a criatividade e crie diversos pratos nutritivos e deliciosos a base de soja. Seu corpo agradece.
 



Um comentário:

  1. Amo soja... mas sou proibida de come-la, por causa da tireoide.
    E este prato tah muito apetitoso... Hummmm!

    ResponderExcluir