Páginas

Powered By Blogger

sábado, 2 de março de 2013

Por que comemos carne ?

Essa é uma pergunta que martela em minha cabeça a tempos. Adoro carne, não resisto a um bifinho, uma costelinha, um churrasco, etc. Resolvi fazer um post à respeito para refletirmos juntos, é um tantinho extenso mas acho que vale a pena pela seriedade do assunto. Na verdade, logo que inciamos a alimentação pastosa, ainda bebês, nossas mães já nos oferecem músculo cozido com legumes em forma de papinhas. Antes mesmo de aprendermos a falar já conhecemos o sabor da carne, é então natural ingeri-la com prazer e naturalidade como se estivéssemos ingerindo um vegetal ou uma fruta, é a força do hábito. Mas...um animal é um tanto diferente de um legume pois ainda que irracional , ele possue um corpo de carne, sangue, ossos, coração, cérebro, e....sentem dor, medo, tristeza, e quando tem suas minimas necessidades respeitadas, sentem alegria. Em especial os mamíferos muito se assemelham ao homem, inclusive alguns surpreendem por sua inteligência.

 

O fato de fisicamente ser diferente do homem e intelectualmente inferior não faz com que o animal seja insensível como um vegetal. Então esquartejar uma vaca não é muito diferente de esquartejar um homem, e devora-la nos faz parecer bárbaros. Parece meio dramático? mas é a verdade. E há uma contradição no ser humano, alguns criam cachorros como se fossem crianças, e se morrem, os donos sofrem como se um familiar tivesse falecido, mas devoram leitões e cabritos, que são bebes, com o maior prazer.



 


 

O abate dos animais para consumo é muito triste, e quem já visitou um matadouro saiu de la chocado. Animais são criados única e exclusivamente para serem mortos e enriquecerem os homens, que sendo superiores (Oi?) deveriam protege-los.
Temos uma riqueza de alimentação infinita entre grãos, legumes, verduras, frutas....além de muita criatividade, será que não é possível criarmos pratos sem dor ?

 
 
 
Acho que chega uma hora em que precisamos parar para pensar até onde devemos seguir em busca de nossos prazeres. Em nossa cegueira milenar não vemos que o prazer de minutos nos leva a manter um cemitério no estômago e por vezes nos custa a saúde.

 

Carne vermelha pode causar câncer


A relação entre a alimentação e a ocorrência de câncer em seres humanos tem ganho notoriedade à medida que novas pesquisas apontam que os hábitos dos indivíduos têm mais relevância na ocorrência da doença do que os fatores genéticos. Pode-se afirmar que, de maneira geral, os estudos realizados indicam que uma dieta vegetariana, ou mesmo uma dieta rica em vegetais, poderia prevenir diversos tipos de câncer, enquanto uma dieta rica em carnes teria efeito contrário.

Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte, por exemplo, publicado no The Journal of Nutrition, mostra que o consumo elevado de carne aumenta risco de câncer de cólon. Já cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, mostram que o consumo de carne vermelha pode aumentar significativamente o risco de câncer de mama em mulheres que já passaram da menopausa, Citando ainda pesquisas britânicas, um estudo realizado pela Open University, publicado numa edição do início de 2006 da revista científica Cancer Research, mostra que uma dieta rica em carne vermelha tem mais chances de causar câncer porque o alimento danificaria o DNA. No ano de 2012, seis estudos científicos que foram apresentados no congresso da Sociedade Americana de Câncer evidenciam que o consumo excessivo de carne vermelha é um fator de risco especialmente para os casos de câncer de intestino grosso. Estudos anteriores, no entanto, já haviam estabelecido a ligação entre o câncer de intestino e a ingestão de grandes quantidades de carne vermelha. Nem mesmo os corantes utilizados em hambúrgueres e salsichas passam pelos testes acadêmicos: num estudo realizado pela Agência Britânica de Padrões Alimentares, o corante Vermelho 2G, presente nesses alimentos, tem o potencial de desencadear o câncer.

Carne vermelha engorda?

 

 Sim. A carne vermelha possui gordura na parte exterior e também entre suas fibras. Então, se for consumida todos os dias e em grande quantidade, realmente ajuda a aumentar o peso. Além de ter uma digestão demorada, a carne vermelha possui uma toxicidade maior que os outros tipos de carne.
Mas esse risco não está relacionado apenas às calorias do alimento. "O problema maior da carne vermelha é carregar ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória que, em excesso, deixa o organismo resistente à perda de peso", explica a nutricionista funcional Flávia Cyfer, da Clínica Levitate, no Rio de Janeiro. Pior: caso a inflamação se torne crônica, o ganho de gordura é certo. Ou seja, você corre o risco de engordar mesmo fazendo dieta. "Isso acontece porque a gordura também têm potencial inflamatório." Percebeu o ciclo vicioso?
 
Bem, creio que já temos muito em que pensar, se não conseguimos parar de comer todo tipo de carne pelo hábito arraigado, pelo menos podemos considerar a possibilidade de não comer os mamíferos que por serem mais desenvolvidos que aves e peixes sofrem mais. Se conseguirmos tirar a carne vermelha de nossa dieta já será uma vitória gigantesca, e se não for pela nossa saúde que seja por piedade aos animais.
 
 
 




2 comentários:

  1. Lú é isso mesmo. Devemos pensar até que ponto vale a pena comer só por prazer, uma vez que Deus fez outros alimentos ricos em proteínas, que não são de origem animal!

    ResponderExcluir
  2. Lu, choquei...........não quero mais comer carne,que dó dos bichos chorando, buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir